Português Italian English Spanish

Secretaria de saúde de São Félix do Araguaia Emite nota informando a população sobre a ocorrência de um caso diagnosticado com COVID-19 no Hospital Regional do Araguaia.

Secretaria de saúde de São Félix do Araguaia Emite nota informando a população sobre a ocorrência de um caso diagnosticado com COVID-19 no Hospital Regional do Araguaia.


29/05/2020

A Secretaria Municipal de São Félix do Araguaia – MT (SMS-SFA) informa que, na tarde de quarta-feira (27), chegou ao Hospital Regional do Araguaia, um homem de 61 anos, indígena da etnia Xavante, morador da Aldeia Indígena, localizada no município de Alto Boa Vista – MT, encaminhado da Unidade Básica de Saúde de Alto Boa Vista com sinais e sintomas compatíveis com caso suspeito de Covid-19, foi atendido e diagnosticado através de Teste Rápido, onde o mesmo testou positivo de Covid-19.

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde informou que o quadro de saúde da paciente é estável, apresentando tosse e leve cansaço no momento da avaliação, não necessitando de internação hospitalar, realizado exame de imagem e exames laboratoriais, disponibilizado medicação para uso domiciliar e orientado a profissional de Saúde do DSEI/Xavante, que atua dentro da Aldeia, sobre o cumprimento e a importância do isolamento domiciliar deste paciente por 14 dias. Informamos que todos os contatos estão sendo monitorados e verificados pela equipe do DSEI e município de origem, Alto Boa Vista.

O caso está sendo tratado pela Secretaria de Saúde do município seguindo as orientações da NOTA TÉCNICA da Secretaria da Saúde do Estado de Mato Grosso em cumprimento a Lei Estadual 11.110 de 22 de abril de 2020, bem como o decreto municipal.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Félix do Araguaia lembra ainda que neste momento é muito importante a colaboração da população em manter o distanciamento social, higienizar as mãos, ficar em casa (se puder), evitar aglomerações, usar máscara, que é obrigatório e tomar todos os cuidados necessários a fim de evitar a disseminação do vírus.

Medidas de higiene pessoal ajudam a se prevenir do coronavírus.

Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado.

Ao adotar essa estratégia, evita-se que o vírus acesse seu organismo após você colocar as mãos em uma superfície contaminada. A mesma medida, aliás, vale para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções.

E lembre-se: A luta é de todos nós!

Veja nota na íntegra:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Parabéns ao jornal por essa informação dos ocorrentes casos que chegam a nossa Cidade Principalmente por orientação de higiene.

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS