Português Italian English Spanish

Bispo dom Pedro Casaldáliga passa por exames após ser transferido de UTI em MT para o interior de SP

Bispo dom Pedro Casaldáliga passa por exames após ser transferido de UTI em MT para o interior de SP


07/08/2020

O bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT) Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, está com quadro clínico estável e passa por exames na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa de Batatais (SP), nesta quarta-feira (5).

Internado há uma semana por consequências de problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson, ele foi levado ao hospital depois de ser transferido de São Félix do Araguaia para Ribeirão Preto (SP) em uma unidade de terapia intensiva (UTI) montada dentro de um avião no início da noite de terça-feira (4).

Dom Pedro Casaldáliga é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso. — Foto: Servicios Koinonia / Divulgação

Pertencente à congregação dos missionários claretianos, Casaldáliga foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ofício que ocupou até 2005, e ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e o combate à violência dos conflitos agrários.

De acordo com as primeiras informações apuradas pela EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, a expectativa é que ele siga com tratamento à base de antibióticos e seja transferido para a clínica geriátrica Domus Claret, com estrutura especial para atender idosos e mantida pelos claretianos, se houver melhora.

Batatais (SP), cidade na região de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Dom Pedro Casaldáliga

Com saúde debilitada, Casaldáliga vive sob os cuidados de freis agostinianos de sua comunidade religiosa em uma casa em São Félix do Araguaia.

Ele tem dificuldades para algumas atividades, como leitura, e não fala ao telefone há anos por causa dos problemas de audição. Em 2015, teve de se submeter a uma cirurgia após fraturar o fêmur em um acidente doméstico.

Além da atuação pastoral, Casaldáliga é conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de manifestos, artigos, cartas circulares e obras com cunho político ou de temas ligados a espiritualidade, editadas e publicadas no Brasil e no exterior.

 

 

FONTE: EPTV1

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS