Português Italian English Spanish

A 2ª Edição da Expedição Araguaia Cidadão e Dr. Eugênio chegam à São Félix do Araguaia inicia atendimentos e

A 2ª Edição da Expedição Araguaia Cidadão e Dr. Eugênio chegam à São Félix do Araguaia inicia atendimentos e


07/12/2020

A “Expedição Araguaia Cidadão”, 2ª Edição está realizando nesta Segunda-feira (07.12) e terça-feira (08.12) – São Félix do Araguaia - MT, atendimentos a centenas de pessoas no município de São Félix do Araguaia – MT, realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. A equipe da Justiça Comunitária e parceiros percorreram distante 1.149 km vindos de Cuiabá a São Félix do Araguaia uma viagem, onde percorrerá um total de 5,4 mil km, enfrentando além da distância, trechos sem asfalto, poeira, áreas sem serviços de celular e pontes de madeira, chegando aos municípios da região.

A entrada da cidade foi triunfante, com buzinaço e uma carreata, tendo o prefeito interino; José Divino e a prefeita que se encontra de férias Janailza Taveira Leite (SD) à frente. A entrada na cidade foi uma forma de anunciar a chegada de serviços gratuitos de saúde, cidadania e da Justiça aos moradores de São Félix do Araguaia. E eles entenderam o recado. Na manhã desta segunda-feira muitas pessoas aguardavam pelo início do atendimento. E uma preocupação extra acompanha toda a equipe nesta segunda edição do projeto: a prevenção do contágio pelo novo corona vírus.

A estrutura utilizada foi cedida pela Prefeitura Municipal. A previsão é que 30 pessoas sejam atendidas diariamente, a depender da complexidade dos procedimentos. O objetivo é ofertar à população serviços diversos como atendimento Odontológico, atendimento médico, serviços do INSS, carteira de identidade, CPF, atendimento aos pescadores tradicionais, cidadania e justiça, como resolução de conflitos sociais, oftalmológicas, palestra “Saúde do homem e da mulher rural”, ministrada por instrutor credenciado junto à instituição, além de estimular nos cidadãos a consciência ambiental. Também serão distribuídas Roupas, Cobertores e cestas básicas e Kit de limpeza. O programa é realizado com o apoio de 60 parceiros.

Além do uso de máscara e higienização das mãos, o juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, o Dr Tony, organizou o atendimento de modo a manter o distanciamento social, com cadeiras distantes umas das outras. Só entrou na escola pessoas que precisasse dos serviços ofertados, o número de atendimentos foi fixo (definido por cada parceiro) e o horário reduzido das 09h às 17h. “Nossa grande preocupação é estar presente nesta região que tanto precisa dos serviços do poder público, ainda mais em período de pandemia. Mas sempre tomando todos os cuidados sanitários para garantir a segurança tanto da equipe da Expedição quanto da população que está sendo atendida”, reforça o magistrado.

 

 

 

 

 

São Félix do Araguaia é a terceira cidade do Norte Araguaia visitada pela equipe, que já passou pelos municípios de Santa Terezinha (distante 1.323 km de Cuiabá) e Luciara (distante 1.176 km). Já na Sexta-feira (11.12) e sábado (12.12) o projeto já atenderá à população do município de Novo Santo Antônio e Segunda-feira (14.12) e terça-feira (15.12) – Cocalinho. A Assembleia Legislativa também está presente no evento, através do Deputado Estadual Dr. Eugênio Paiva, que atua na ação como médico, o deputado é o único representante da região do Araguaia e já acompanhou a 1ª Expedição Araguaia Cidadão e vem acompanhando a 2ª Edição.

 

 

 

 

 

A Prefeita Janailza que se encontra de férias agradece a todos os apoiadores e voluntários e em especial ao Tribunal de Justiça do Mato Grosso. “Em nome do prefeito Zé Divino convidamos a população para participar dos serviços oferecidos e receber os benefícios, os quais estarão acontecendo na Escola Estadual Hilda Rocha, nos próximos dias 7 e 8 de dezembro de 2020. Que Deus continue nos abençoando sempre”, disse a prefeita.

 

 

 

 

Já o Prefeito interino José Divino falou da importância do evento. “As ações beneficentes à sociedade estão sendo feitas pelo segundo ano recebe a expedição novamente com muito carinho, pois se sabe que vai ajudar e muito a população” conclui Zé Divino.

A Expedição Araguaia foi idealizada pelo presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, em 2019. Conta com os parceiros: MPE, Defensoria Pública, Bombeiros, PM, INSS, Energisa, Setasc, Politec, Senar, Juvam, Polícia e Receita Federal, deputado Eugenio Paiva, Fórum de São Félix do Araguaia e prefeitura.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS