Português Italian English Spanish

Prefeitura de São Félix do Araguaia em parceria com o Senador Wellington realizou o 1º Encontro Ambiental e Cultural do Araguaia com soltura de 8 mil filhotes de tartarugas

Prefeitura de São Félix do Araguaia em parceria com o Senador Wellington realizou o 1º Encontro Ambiental e Cultural do Araguaia com soltura de 8 mil filhotes de tartarugas


22/12/2020

O 1º Encontro Municipal “Cultura e Meio Ambiente” foi realizado no dia 18 de dezembro, na Orla do Caís, em São Félix do Araguaia – MT, uma iniciativa da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Militar, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar, e do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT).

A programação começou envolvendo um coffee break, em seguida iniciou-se a Audiência Pública para criação das Unidades de Conservação Urbanas com a Presença do Senador; Wellington Fagundes, Comitiva de SEMA de Mato Grosso Prefeito José Divino, Prefeita reeleita Janailza Taveira, da Secretária do Meio Ambiente; Andressa Rocha, Presidente da Câmara Municipal de São Felix do Araguaia; Vereadora - Presidente da Câmara Municipal de São Felix do Araguaia, do biólogo e coordenador Projeto Santuário das Tartarugas no Rio Araguaia; Francisco Assis Ribeiro Sousa e outras autoridades locais.

Um conjunto de três unidades de conservação vem sendo debatida, para criação dentro do sistema Nacional de Unidades de Conservação. Essas unidades irão contribuir para o projeto do presidente Jair Bolsonaro, que visitou a região e definiu a conservação e recuperação de toda a região do rio Araguaia. Durante a Audiência em São Félix do Araguaia foi debatido a criação do Parque Natural Municipal, deve levar o nome de Dom Pedro Casaldáliga. Com de 2.169 hectares, inclui o cemitério onde Dom Pedro Casaldáliga foi sepultado e eram o local onde os corpos de peões e índios eram jogados após resistirem à grilagem das terras. No local, deve ser construída uma igreja, além de trilhas e urbanização de lagos natural.

Também foi debatida uma segunda unidade de conservação, onde será um refúgio da vida silvestre de proteção integral e um berçário para as tartarugas que vivem no rio Araguaia e que estão ameaçadas de extinção. Tudo isso numa área de 892 hectares. Já a  terceira unidade de conservação debatida foi uma Área de Preservação Ambiental de uso sustentável, com 119 hectares, o que vai permitir a regularização fundiária de proprietários de terra que já estão na área e que passarão a observar o que for determinado no plano de manejo.

O prefeito José Divino, agradeceu a presença de todos e frisou a importância do Projeto Santuário das Tartarugas no Rio Araguaia para conservação ambiental no Brasil. De acordo com o prefeito, o projeto tem como prioridade envolver, em cada região, as pessoas que estão mais próximas do ambiente, principalmente aquelas que tiram o sustento do rio. 

A prefeita de São Félix, Janailza Taveira Leite (Solidariedade), afirmou que o evento foi fundamental para a preservação ambiental da região. “Muito FELIZ em poder ao lado da população, das autoridades e crianças, todos em um só propósito, melhorar a qualidade de vida das pessoas e cuidar do Meio Ambiente. Obrigada Senador da República WELLINGTON FAGUNDES, Secretária Estadual de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti e todos que contribuíram e contribuirão e em especial a SEMMA e todos os nossos Servidores Públicos Municipais, os quais estão juntos neste grande e importante projeto de sustentabilidade para São Félix do Araguaia-MT e para todo Mato Grosso. Que Deus possa nos abençoar sempre”, finaliza a prefeita.

Para o biólogo, todo cidadão deve fazer a sua parte para preservar o meio ambiente.  “Como cidadão e confiante de que cada um de nós devemos não apenas apontar as necessidades mais principalmente fazer a nossa parte e ter a consciência de dever cumprido”, afirma.

O senador Wellington, apoiador do projeto e parceiro do evento, destacou que o projeto será “importantíssimo” para a região. “O Araguaia vai produzir, sozinho, tudo o que produz Mato Grosso. O nosso Estado vai produzir, sozinho, tudo o que é feito no Brasil, onde lutamos por uma maior infraestrutura, preservação e sustentabilidade”, disse Welligton.

Dando sequência ao evento, foi realizada a soltura de 8 mil tartarugas no Rio Araguaia. O evento foi uma oportunidade para discussão do projeto, onde proporcionou momentos de reflexão e diálogo com apoiadores e parceiro do Projeto Santuário das Tartarugas no Rio Araguaia, Coordenado pelo Biólogo; Francisco Assis Ribeiro Sousa. Segundo Assis, o principal objetivo do evento é a preservação e manutenção do Rio Araguaia, de espécies nativas e o desenvolvimento sustentável do projeto, desenvolvido há 19 anos na região.

Às  23h aconteceu um grande show nacional com Gabriel Gava que garantiu a animação dos participantes. A organização do evento ressaltou que as medidas de prevenção contra o coronavírus estão sendo seguidas. Já no sábado (19), a programação se estendeu com Feira Popular e Apresentações Culturais com Músicos Locais.

O evento contou ainda com a participação dos Secretários Municipais, prefeitos da região, Delegado da Policia Judiciária Civil de São Félix do Araguaia; Dr. Artur Andrade Almeida, Comandante da Agência Fluvial de São Felix do Araguaia, Jaecy Fonseca de Medeiros, Comandante da Policia Militar em São Felix do Araguaia, Tenente-Coronel da Policia Militar; Flavio Pereira Diniz, Capitão do EB - Delegado do Serviço Militar; Francisco Inácio de Oliveira, Engenheiro Ambiental – Analista Ambiental da SEMA de São Felix do Araguaia; Felipe Salles Ramos, ex-prefeito de São Félix do Araguaia; Filemon Gomes Limoeiro.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS