Português Italian English Spanish

Hoje seria aniversário de Dom Pedro Casaldáliga, enquanto São Félix do Araguaia chora, o céu comemora

Hoje seria aniversário de Dom Pedro Casaldáliga, enquanto São Félix do Araguaia chora, o céu comemora


16/02/2021

O seu dia será sempre o seu dia. Não importa se você está aqui neste mundo ou não, mas sim que se mantém presente aconteça o que acontecer. E hoje, 16 de fevereiro eram aguardados por todos aqueles que descobriram em Plá, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano, alguém que incorporou os valores do Reino. Não em vão, neste dia, o profeta da esperança, se não tivesse já partido para o reino de Deus completaria 93 anos. Uma pessoa muito especial, que esta data seja celebrada com um momento de reflexão. Você não está mais aqui e no lugar ficou um vazio que nunca será preenchido. Algumas pessoas se tornaram referências, ainda mais quando sua vida se estendeu até os 92 anos, e continua na memória de todos que os ama.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele morreu em agosto deste ano, por embolia pulmonar. Aos 92 anos de idade, Casaldáliga sofria do Mal de Parkinson. Nascido em uma aldeia há quilômetros de Barcelona, na Espanha, em 1928, Dom Pedro Casaldáliga Plá é de família camponesa. Desembarcou no Brasil em 1968, em plena ditadura militar, e foi consagrado bispo em 1971, quando lançou a Carta Pastoral por Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. O texto ficou conhecido nacional e internacionalmente e marcou o perfil do missionário como porta-voz de índios e agricultores.

O bispo também foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que até hoje atua na defesa de indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores do campo. Além de sua atuação junto aos pobres e em defesa da democracia, Casaldáliga também se destaca por suas poesias que abordam a urgência da reforma agrária e da luta contra o agronegócio. São Félix passou a ser um ponto de referência para a Igreja de toda a região. E, ao mesmo tempo, tua presença na América Central era uma luz que orientava uma caminhada valente e profética, vencendo tantas contradições. Aliás, tens sido desde tanto tempo, o grande profeta da Pátria Grande.

O tempo não para. Ele parece que corre; parece que voa. Parece que foi ontem que celebramos seu último aniversário em vida e hoje poderíamos estar repetindo este momento. Mas não é possível. Você não está mais aqui. O que nos conforta é saber que a morte não é o fim e que existe um lugar lindo aonde vamos nos reencontrar e passaremos a eternidade juntos em paz e plena harmonia.

Tive a alegria de participar em muitos encontros em teu centro pastoral às margens do mágico rio Araguaia. Ali acolheste tantos jovens que foram agentes de pastoral em tua prelazia e pelo continente afora.

Que Deus esteja com você e que receba todos os pensamentos e energias que estão sendo enviadas neste dia. Dom Pedro Casaldáliga nunca sairá da nossa memória.

"Por onde passei, plantei a cerca farpada, plantei a queimada. Por onde passei, plantei a morte matada. Por onde passei, matei a tribo calada. A roça suada, a terra esperada... Por onde passei, tendo tudo em lei, eu plantei o nada." Pedro Casaldáliga.

 

 


Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Pedro você sempre será minha referência como o profeta do povo porque só que te conheceu e viveu a sua história sabe muito bem a importância da sua precença para o povo sofrido do Araguaia e do Brasil

Grande profeta que bom que a igreja teve o senhor em nosso meio

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS