Português Italian English Spanish

Dia Internacional da Enfermagem é marcado com Pedalada em São Félix do Araguaia

Dia Internacional da Enfermagem é marcado com Pedalada em São Félix do Araguaia


13/05/2021

Nesta quarta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, profissionais da área de São Félix do Araguaia – MT percorreram Avenidas da cidade, saindo da Praça do Pequi às 17h30 (horário de Brasília), no bairro Vila Santo Antônio e finalizando no Cais da cidade, para a 1ª Marcha da Enfermagem e reforçar a conquista das mulheres na sociedade e mostrar que a mulher pode ser e fazer o que ela quiser. Além do incentivo ao esporte, pedir a aprovação do PL 2295/2000, que prevê a redução da carga horária da categoria para 30h, e do PL 2564/2020, que determina um piso salarial fixo, os manifestantes lembraram-se das vidas perdidas para a Covid-19.

A maioria usava camisetas brancas, balões verde e branco representando as cores da enfermagem e uma faixa preta, com dizeres como “Mais do que aplauso, merecemos valorização e respeito”, uma homenagem aos profissionais da enfermagem que morreram nesta Pandemia. A idéias foi sugerida pelas enfermeiras Liá Lima Barbosa e  Priscila Nara.

O evento enalteceu a superação feminina, ao longo dos anos e destacou que a união é o melhor caminho para vencerem os obstáculos. Para uma das organizadoras do evento, Vitorina Neta Ribeiro Dias, o momento foi motivado pela data comemorativa, considerado um dia de luta. “A pedalada tem o objetivo de sensibilizar o Congresso Nacional para colocar os projetos na pauta de votação. A enfermagem não aguenta mais, estamos sofrendo muito. Tivemos muitos amigos profissionais da enfermagem mortos nessa guerra contra a Covid", disse ela.

Reconhecendo a importância fundamental dos profissionais da área da saúde a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de São Félix do Araguaia parabeniza a todos os Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares pela semana de comemoração e reafirma o compromisso de seguir defendendo dia a dia a luta a pela valorização e conquistas nas pautas específicas destes profissionais.

Semana da Enfermagem

No Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

só é proibido fazer aglomeração se não for pra fiz político!

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS