Português Italian English Spanish

Prefeitura realiza Laudo Técnico para fins de Insalubridade e ou Periculosidade

Prefeitura realiza Laudo Técnico para fins de Insalubridade e ou Periculosidade


03/06/2021

Para garantir aos servidores municipais melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, a Prefeitura de São Félix do Araguaia – MT, contratou uma empresa especializada para elaboração do laudo de Insalubridade e Periculosidade. LTCAT Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, dos servidores públicos municipais a qual o mesmo é feito a cada dois anos.

A empresa realizou os trabalhos durante esta semana, foi feito um levantamento de reanálise dos servidores da Prefeitura de São Félix do Araguaia e do Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz.

O objetivo deste laudo é identificar, os riscos existentes nos diferentes processos de trabalho, visando indicar as atividades nas quais exista a presença de agentes nocivos.

 O LTCAT é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas no sentido de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, em especial com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Em cada setor da prefeitura e do Hospital foram feitas a caracterização de todos os trabalhadores determinando, os cargos, funções e a descrição das atividades realizadas. Na sequência, caracterizou-se o ambiente de trabalho, verificando se suas principais máquinas / equipamentos, os produtos químicos utilizados e a identificação dos perigos e avaliação dos riscos.

De posse dessas informações, foi elaborado um plano de ação, voltado para a real necessidade, o que proporcionará a redução dos seus principais riscos. A Técnica Utilizada adotada foi o procedimento de técnica de avaliação Qualitativa e/ou Quantitativa, em relação à exposição, sendo:

QUALITATIVA Trata-se de uma avaliação ou inspeção visual sobre determinado local de trabalho, observando as características específicas do ambiente laboral, os presentes agentes ambientais, as atividades exercidas, funções existentes naquele local e tempo de exposição dos trabalhadores.

QUANTITATIVA Trata-se de uma avaliação sobre determinado local de trabalho, utilizando-se de equipamentos específicos para medição e quantificação dos a agentes ambientais presentes no ambiente de trabalho. Visando, o dimensionamento das intensidades/concentrações dos riscos e estabelecimento de ações para de controle dos riscos. Avaliação dos Tipos de Exposição

Na ocasião a Prefeitura de São Félix do Araguaia, providenciou a entrega de EPIs aos servidores das Secretarias de Obras e Educação.

Essa mesma empresa foi contratada pela Prefeitura Municipal para executar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal, para cumprir  uma e exigência da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

 

Por: Dep. Comunicação

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS