Português Italian English Spanish

São Félix do Araguaia: Festejo em Honra a Nossa Senhora da Assunção e Semana de Pedro Casaldáliga, termina com esperança, fé e reflexão

São Félix do Araguaia: Festejo em Honra a Nossa Senhora da Assunção e Semana de Pedro Casaldáliga, termina com esperança, fé e reflexão


20/08/2021

Com o tema "Do sim de Maria nasceu o amor! Maria nos convida a dizer sim a vida, para que venha até nós o Reino de amor", a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de São Félix do Araguaia – MT, realizou o Festejo, teve início no dia 06 e seguiu até o dia 15 de agosto, em honra à padroeira do município. Durante os noves dias, os fiéis participaram das Santas Missas celebradas sempre às 19h em frente à catedral e logo após aconteceram os leilões e venda de comidas típicas. Concelebraram as missas durante os nove dias, além do Dom Adriano Ciocca Vasino, os Freis Agostinianos: Fr. Félix Valenzuela e Frei Pires Aguiar, OSA. Além dos padres: Padre Thiago Polonha, Padre Thiago Azevedo, CssR, Padre Sebastião Coracy. Vale Ressaltar que o Frei Pires é filho da região, nascido na Ilha do Bananal – TO, e sua família residem em São Félix do Araguaia. Atualmente os Freis Agostinianos são os responsáveis pela Paróquia Nossa Senhora de Assunção em São Félix do Araguaia.

Já segundo dia do festejo (8), foi abertura da Semana Pedro Casaldáliga, que trouxe o tema “és mãe de Pedro e do Araguaia, acolhe ó mãe! Nosso profeta da esperança, que de todos se fez irmão”. A finalidade foi recordar um ano do sepultamento de Dom Pedro Casaldáliga e de sua Páscoa trazendo presente sua atuação junto ao povo dessa terra. Na manhã, os fiéis se reuniram em torno da sepultura de Dom Pedro para celebrar o ofício Divino das Comunidades em memória ao profeta da esperança. Foi um momento profundo, de partilhas, oração e memórias. No período da tarde, houve uma celebração em memória de Pedro, organizado pela fundação Pedro Casaldáliga na Espanha. A noite, realizou a Santa Missa e logo após a Santa Missa, aconteceu a abertura da Exposição: Memórias (Douglas Mansur e comunidade).

Dando continuidade aos festejos da padroeira Nossa Senhora da Assunção e a Semana Pedro Casaldáliga, participaram as comunidades; de São Pedro Marinha do Brasil Policiais Civil e Militar, de São Sebastião (Chapadinha), Núcleo de direitos humanos de São Félix do Araguaia, ANSA, Ministério Público, Educação e Juventude, Nossa Senhora das Graças (Luciara), onde pertence ao regional da Paróquia Nossa Senhora de Assunção de São Félix do Araguaia, que atua também na zona Rural dos dois municípios.

Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo e Catequese, Santo Antônio, Santo Agostinho, Nossa Senhora Aparecida e do Poder Executivo e legislativo. Ainda no decorrer dos dias do Festejo aconteceu a Apresentação da Carta Pastoral, Exposição: Memória (Douglas Mansur e Comunidade), o poeta Messias do Pit Dog de São Félix do Araguaia, recitou versos e poesia homenageando Pedro e lançamento dos livros: “Direitos Humanos de Dom Pedro” e “Ventos de profecia na Amazonas” do Escritor Antônio Canuto, mencionando DOM PEDRO CASALDÁLIGA (in memoriam) e os 50 anos da prelazia de São Félix do Araguaia com participação do Ministério Público, Defensoria poder Judiciário.

A cada noite os fiéis refletiram sobre subtemas diversos: "Do sim de Maria nasceu o amor! Maria nos convida a dizer sim a vida, para que venha até nós o Reino de amor" (1º), “Nossa Senhora da Assunção no serviço e não missão cantando a Libertação (2ª noite), “Senhora da Assunção Mãe de Jesus, Mãe dos pequenos e marginalizados, assim como Pedro, nós queremos ser; profetas da esperança, da proximidade e de todo o sofredor” (3ª noite), “Senhora da Assunção mãe da gente, nosso grito hoje é o de Pedro por Saúde, Justiça e Comunhão” (4ª noite), “Senhora da Assunção somos todos ribeirinhos, operários, trabalhadores do campo e da cidade, dai-nos força para lutar por nossos direitos de viver e de sonhar” (5ª noite), “Senhora da Assunção, nosso canto, nossos versos e nosso louvor, se une aos dos pobres, aos dos indígenas, ao dos lavradores (a) e aos que Pedro nessa terra entoou” (6ª noite), “Senhora de Assunção, mãe da igreja na Amazônia protegei nosso povo de toda a opressão”. Mãe! Temos direito à vida, à terra, a água e o pão. ‘As minhas causas valem mais que minha vida’!” (7ª noite), “Senhora da Assunção, a festa de comunidade e o lugar dos irmãos. Amor que integra e reúne”, “Senhora de Assunção, São Félix do Araguaia pede a vossa proteção, para juntos construir uma igreja em missão” (8ª noite),

Cabe salientar que participaram do Festejo e da Semana de Pedro; a prefeita Janailza Taveira e o Presidente do Legislativo Américo Alves e demais vereadores, o Reitor e uma grande Equipe do IFMT, Assessores do Senador da República Wellington Fagundes, Secretários e Assessores Municipais e a população. “Que nosso Município de São Félix do Araguaia e outros, sejam cada vez mais abençoados! Deus abençoe”, pontuou a prefeita.

   

 

Dom Adriano, Bispo da Prelazia, deixou em questão a seguinte reflexão "a nossa vida tem que ser o espelho da vida de Jesus e nesse ponto temos uma ajuda muito grande, tivemos Pedro que na sua simplicidade, na sua radicalidade, no seu despojamento e no seu entusiasmo pelo reino de Deus nos dá o testemunho do que significa imitar a Cristo".

Finalizando o Festejo de Nossa Senhora de Assunção e da Semana Pedro Casaldáliga, o dia começou com alvorada pelas ruas da cidade, na sequencia almoço comunitário Drive thru. A tarde realizou a carreata e já a noite foi à realização da Santa Missa presidida pelo Frei Pires Aguiar, OSA. Em seguida aconteceu a reinauguração da gruta Nossa Senhora de Assunção no Cais da cidade, Festeiros; Comunidade Nossa Senhora de Assunção, restaurada pela atual administração.

Em cumprimento às medidas de prevenção à Covid-19, seguiram determinação do decreto estabelecido pelo município, governo e Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as medidas adotadas, foi à medição de temperatura, uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool 70% para higienização das mãos, distanciamento de, no mínimo, um metro e celebração da missa fora da igreja.

O evento foi transmitido pela página do Facebook oficial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção - São Félix do Araguaia- MT, https://www.facebook.com/portalfortesnafe

Nossa Senhora da Assunção*

Concebida sem pecado, Maria recebeu a recompensa por todo o bem que fez neste mundo. Ela, a serva fiel, que se entregou a Deus de corpo e alma para gerar o Salvador; ela que, no silêncio tudo guardou no coração sem jamais questionar a vontade do Pai, mereceu um privilégio que não foi concedido a nenhum ser humano: foi elevada aos céus pelos anjos, em corpo e alma. Cremos com a Igreja nessa verdade que foi proclamada como dogma de fé pelo Papa Pio XII, durante o ano santo de 1950; Maria não precisou aguardar, como as outras criaturas, o fim dos tempos para obter também a ressurreição corpórea. A elevação gloriosa de Maria aos céus é celebrada em toda a Igreja no dia 15 de agosto. Ela foi totalmente assumida por Deus e colocada na glória celeste.

CEMITÉRIO DE SERTÃO

Para descansar eu só quero essa Cruz de pau com chuva e sol, este sete palmos e a Ressureição!

Mas para viver eu já quero ter a parte que me cabe no latifúndio no seu; que a terra não é sua, seu doutor Ninguém! A terra é de todos Porque é de Deus!

Para descansar... Mas para viver, terra eu quero ter. Com INCRA ou sem INCRA, com lei ou sem lei.

Que outra lei mais alta, já a terra nos deu a todos os pobres sem voz e sem vez, que os filhos da gente, são gente também!

Para descansar... Mas para viver, terra exijo ter. Dinheiro e arame não nos vão deter. Mil facões zangados, Dois mil braços juntos cercam terra e céu.

Para descansar... Mas para viver, terra e liberdade eu preciso ter. E não peço esmola, nem compro o que é meu. A Sudam e o Diabo podem se vender; gente não se vende, nem se compra Deus!

Para descansar

Pedro Casaldáliga

 

 

 

 

 

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS