Português Italian English Spanish

Prefeita e vereadores de São Félix do Araguaia se reúnem com Professores e diretoria Escola Estadual Severiano Neves para debater a municipalização do ensino

Prefeita e vereadores de São Félix do Araguaia se reúnem com Professores e diretoria Escola Estadual Severiano Neves para debater a municipalização do ensino


15/10/2021

A Prefeita de São Félix do Araguaia – MT, Janailza Taveira (SD), vice-prefeito e vereadores, reuniram nesta quarta-feira 13, na Câmara de Vereadores, com alunos, Diretoria, Professores, Secretários e Representante do SINTEP Regional, a fim de discutir sobre a municipalização e extinção da Escola Estadual Severiano Neves em São Félix do Araguaia. Os representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) estiveram no dia 17 de agosto com a prefeita Janailza, com o Secretário Municipal de Educação e Cultura; Ronildo Oliveira Luz, e representantes do SMEC de São Félix do Araguaia, onde a equipe da SEDUC comunicou à prefeita que o Estado através de um Decreto irá formalizar a municipalização da Escola Estadual Severiano Neves, dos anos iniciais até a 5ª série ou 5º ano como agora é chamado e o Estado receberá os alunos do sexto ao nono ano que estudam no Distrito de Espigão do Leste.

A proposta de municipalização é polêmica e vem gerando debate entre os alunos,  professores e diretoria da Escola Severiano Neves. A reunião foi calorosa, pois os Professores e diretoria da escola aproveitaram o momento para expressar preocupações quanto à municipalização, como o medo do desemprego, insatisfação com possível redução de salário e benefícios, e de que a iniciativa prejudique a escola e alunos. São Félix do Araguaia possui três escolas estaduais, mas apenas a Escola Severiano Neves foi escolhida por não atingir a meta, exigidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Na reunião, os profissionais da educação estadual, mostraram preocupados e temem que a escola que atende alunos do 1º ao 5º ano perca qualidade de ensino. Porém, não é apenas a Escola Severiano Neves vem preocupando os profissionais da rede estadual de São Félix do Araguaia, pois o Governo do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), quer municipalizar escolas estaduais nos 141 municípios. De acordo com a fala da vereadora e diretoria regional do SINTEP; Lucimeire, o caso é bem sério. “Eles negam que vão fechar a escola, dizem que tem uma demanda do município, mas não conseguem nos responder para onde vão mandar os alunos adultos e as pessoas com deficiência”, disse uma educadora.

Marcia Adriana de Barros Fraga, diretora da Escola Severiano Neves durante o seu discurso, afirmou que todos foram pegos de surpresa sobre o processo de municipalização da unidade de educação, que é um reordenamento proposto pelo governo do estado. Marcia deixou claro que é contrária à municipalização e extinção da escola. "Não mudamos de opinião, ainda mais pedagogicamente no meio de uma pandemia e no final do ano. Isso não seria bom para os alunos nem para os trabalhadores da educação, eu amo o Araguaia. Hoje essa proposta é inviável", afirmou diretora. 

Na oportunidade o Secretário de Educação; Ronildo ressaltou que nada vai mudar para os estudantes, porque a escola vai permanecer no mesmo lugar, só que com a administração do município e não mais do estado. Ronildo deixou claro que a escola está para ser fechada e há dois anos. “Receber os alunos que hoje estudam na escola Severiano não é problema para o município. A Prefeitura tem capacidade orçamentária para manter a escola”, garantiu.

A prefeita, frisou que o pedido de assumir o ensino fundamental no município ainda não foi definido, mostrando tranquila falou sobre os benefícios da municipalização, e disse que reunirá com o Secretário de Educação do Estado; e a decisão for tomada, irá de imediato informar a classe dos profissionais. “Irei decidir o que for melhor para ambas as partes, tanto para o Estado, quanto para o Município e principalmente para os alunos e suas respectivas famílias. Que Deus continue nos abençoando sempre o nosso Município de São Félix do Araguaia-MT, pontuou a prefeita”.

Os profissionais da rede estadual de ensino de São Félix do Araguaia que são contra a municipalização, questionaram a transferência da responsabilidade Governo do Estado para a Secretaria Municipal de Educação, pois segundo eles, isso vai gerar uma desvalorização aos professores efetivos que podem ser reconduzidos a cargos que não são os cargos que eles prestaram concurso. Eles prestaram concurso para lecionar em uma escola estadual e passarão a ser pertencentes a uma escola municipal. Os profissionais alegam que a decisão foi tomada de forma isolada.

 

Já os que são favoráveis, afirmaram que caso haja a MUNICIPALIZAÇÃO, se irá trazer mais despesas para a prefeitura, se o município tem condições de oferecer ensino de qualidade para essas crianças da escola estadual Severiano Neves, não tem o porque se preocupar, pois trará investimento para a educação: cada aluno novo vinculado ao município somará determinada receita, que será repassada pelo FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Consequentemente, haverá aumento no orçamento disponível.

 

Deixando claro que a Escola Estadual Severiano Neves deixará de existir para o Estado, sendo que seu prédio e acervo serão repassados no final deste ano para o Município criar uma nova Escola Municipal para alunos do primeiro ao quinto ano.

A reunião ainda contou com a presença do vice-prefeito; Tavares, Presidente da Câmara Municipal vereador Américo Alves e demais vereadores, vereadora da cidade de Confresa – MT e Representando a diretoria regional do SINTEP; Lucimeire Lazara da Silva Oliveira Ananias, Secretário de Educação e Cultura do Município; Ronildo Oliveira Luz, Professora e ex-diretora da Escola Estadual Hilda Rocha; Ana Cristina M.M.Macedo, Secretário de Administração e Wemes Leite.

 

Na sequencia a prefeita Janailza participou de outra reunião com coordenadores e Diretoria do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) a permanência dele no município.

A Escola Estadual Severiano Neves está localizada na Avenida Dom Pedro Casaldaliga, 5- Vila Santo Antonio, São Félix Do Araguaia - Mato Grosso. 

Feliz dia dos Professores pela luta e coragem de lutarem pela classe em geral, onde envolve alunos, pais e toda a sociedade em busca de melhorias para Educação no mundo.

Veja mais fotos na Galeria logo abaixo!

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS