Português Italian English Spanish

Projeto Anjos da Escola em breve será implantado nas unidades de ensino do município em São Félix do Araguaia

Projeto Anjos da Escola em breve será implantado nas unidades de ensino do município em São Félix do Araguaia


13/09/2019

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (13), na Escola Estadual Severiano Neves, em São Félix do Araguaia – MT, uma reunião para debater o projeto "Anjos da Escola", onde o projeto contará com uma equipe multidisciplinar (com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros profissionais) para atender os alunos.

O Projeto Anjos da Escola é coordenado pelo Manoel Machado com parceria entre Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Promotoria Justiça, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Igrejas Cristãs de São Félix do Araguaia-MT e outros, onde a ideia é tratar o problema de evasão escolar e trazer para São Félix do Araguaia um programa social para o desenvolvimento da cultura de paz, transformar as crianças em grandes cidadãos, conhecedores dos seus direitos e deveres.

O Projeto terá a missão de proporcionar segurança e reforçar a relação entre educação e cidadania nas unidades escolares municipais, visando atender crianças e adolescentes que se encontram com problemas de infrequência, indisciplina e infração, que possam levar a evasão escolar, além de solucionar os problemas com participação efetiva e colaborativa dos pais, sociedade civil, representada pela Rede de Integração e pela unidade escolar.

O projeto na realidade será um grande programa de cidadania, que irá trazer a comunidade para dentro da unidade escolar. Ou seja, a própria comunidade também vai ser capacitada, por meio de um curso de formação em polícia comunitária, quando poderá, em diálogos com os diretores, auxiliar as forças de segurança no processo das rondas escolares, desmitificando a visão do policial, para que as crianças entendam que o policial é um parceiro e amigo, tirando as impressões de medo e enxergando-os como agente de proteção.

Dentre as atribuições estão: acompanhar a entrada e saída dos alunos, realizar rondas ostensivas nos arredores da escola e do bairro, conversar com alunos e orientá-los quanto à disciplina na escola, consultas gratuitas, atendimentos de psicólogos, assistentes sociais, desenvolver aulas inovadoras; envolver os alunos com musicas, palestras, filmes, oficinas, teatro, dança, música, terapia psicológica em grupo, diálogo aberto, mediação escolar que irá resolver os principais conflitos dentro das escolas, por meio de ações educativas e preventivas, evitando que as ocorrências se tornem mais graves e precisem de intervenções jurídicas, inibir qualquer tipo de movimentação ou suspeita de ameaça à integridade física e social dos alunos.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

 

 

 

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

O nome da escola e EE Severiano Neves

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS