Português Italian English Spanish

Tribunal de Justiça reúne com poderes executivo, legislativo e judiciário de São Félix do Araguaia para discutir a realização do projeto “Araguaia Cidadão”

Tribunal de Justiça reúne com poderes executivo, legislativo e judiciário de São Félix do Araguaia para discutir a realização do projeto “Araguaia Cidadão”


16/09/2019

Em reunião realizada na última sexta-feira (13), na cidade de São Félix do Araguaia - MT, onde a pauta debatida foi à realização do projeto "Araguaia Cidadão", que visa levar serviços públicos da região. A ação iniciou-se no dia 12 de agosto, pela cidade de Alto Araguaia, e seguirá por 18 municípios da região. A expectativa é que cerca de 160 mil pessoas sejam atendidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto piloto “Araguaia Cidadão” tem iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), sob a coordenação do juiz estadual da Justiça Comunitária José Antônio Bezerra Filho, conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem como objetivo levar à população da região do Araguaia serviços básicos, como justiça, cidadania, cultura, saúde e consciência ambiental. Ira distribuir 4.600 unidades de roupas, mantas e outros 3.500 pares de sapatos.

De acordo com o juiz José Antônio Bezerra Filho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e coordenador estadual do programa, os serviços ofertados representam a inclusão social para as comunidades que serão visitadas. “Aqui é o Judiciário se aproximando da população, mais que isso, nós acreditamos que é possível fazer a diferença desde que saiamos da nossa zona de conforto. Em cada um dos municípios visitados, nós, previamente, faremos audiências públicas para entender a real necessidade. O Judiciário estará sempre de portas abertas para aqueles que intentam construir uma sociedade mais justa, mais pacífica, mais igualitária e mais consciente dos seus direitos e deveres”, pontuou.

O presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Gilberto Giraldelli frisou a importância da parceria extrema com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O Tribunal Eleitoral vai expedir título eleitoral, então, é importante que o cidadão e a cidadã sejam eleitores dessas cidades e escolham nas urnas os representantes municipais”, finalizou o desembargador.

Os deputados estaduais Faissal Calil, do PV, e Max Russi, do PSB, primeiro-secretário do poder legislativo abraçaram a ideia, onde fizeram a interlocução junto ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, Para Max Russi, um trabalho válido e que vai levar políticas públicas a quem tanto precisa. "Esse é o caminho. Sair do nosso gabinete, ver a população mais carente, que tanto precisa desse apoio. Quando a justiça faz isso, realmente valoriza regiões importantes e também faz um trabalho diferenciado em termos de justiça", analisou.

Já a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite (SD), avaliou esse como um momento histórico para São Félix do Araguaia e toda a região. “As visitas ajudarão a compreender as dificuldades que cada município têm, além de buscar soluções para várias ações daqueles que mais precisam. A prefeitura municipal será parceira para que as atividades gratuitas sejam ofertadas à população são-felicense”, disse a prefeita.

Para realizar essa ação, nos moldes do Ribeirinho Cidadão, a Justiça Comunitária conta com o envolvimento e participação de diversas instituições públicas e privadas, como o Executivo estadual, Marinha do Brasil, Exército, Ministério Público, Comarcas locais, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Defesa Civil, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras municipais e Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Também estiveram presente na reunião: Vereadores: Presidente do Legislativo; Rita Gomes (MDB), Gesner Biondo (PPS), João Neto da Garagem (PSDB), Patricia Paiva (PSD), Dilson Bezerra (MDB), Jusmar Alves (PSB), secretários municipais: Administração; Wemes Leite, Educação; Dinalva Ribeiro da Silva, Secretária da Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (CISA) de São Félix do Araguaia Rosane Faria, Procurador Jurídico do Município; Dr. Danilo Schembek e o Comandante da 2ª CIA da Polícia Militar; Tenente Marcelo de Oliveira Conde.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS