Espigão do Leste/São Félix do Araguaia - Após tempestade que deixou dezenas de construções danificadas, moradores pedem socorro
24/09/2019
Uma forte chuva com rajadas de ventos caiu sobre Espigão do Leste, distrito de São Félix do Araguaia (MT), por volta das 16h deste domingo 22 de setembro e daniticou dezenas de construções residenciais, comerciais e oficinas. Ainda não foi feito o levantamento da quantidade afetada.
![]() |
O músico Sawid de 55 anos, juntamente com esposa e os três filhos, ficaram sem a casa que já habitavam, mas que ainda estavam construindo aos poucos. “A casa que nós tínhamos ficou toda destruída, estamos agora vivendo da solidariedade de vizinhos e membros da igreja. Na comunidade graças a Deus não teve feridos com gravidade, apenas escoriações leves”.
A reportagem teve acesso às imagens e um fato curioso foi um barracão com mais de 20 metros que teve a cobertura arrancada e o vento levou pedaços de telhado e madeira para muito longe até cair e apoiar ao chão.
Um povo sofrido que mora a 200 km da sede do município e vive na esperança de dias melhores, mas permanece com a falta de infraestrutura e sobrevive apenas com o básico que o lugar produz e que o poder público oferece. Não temos os dados estatísticos, mas a agricultura e pecuária daquela região, que foi batizada por ‘Baianos’, é o sustentáculo do município de São Félix do Araguaia. O imposto é pago em volume vultoso e muito pouco volta em benefício dos que ali vivem, trabalham e produzem.
Chegou a hora das autoridades colocar a mão na consciência e buscar soluções para amenizar o sofrimento dessas vítimas desse fenômeno natural. Povo trabalhador que cada uma das famílias estão tentando como podem para restruturar-se e reerguer as suas moradias.
Que o clamor e choro dessas pessoas que estamos ouvindo sirvam para a comoção de todas as autoridades, desde a câmara de vereadores, prefeitura, deputados estaduais e federais, senadores, governo do estado, ministros e a presidência da república. Chegou a hora de emancipar esse lugar onde reside cerca de 4 mil pessoas.
Até às 14h30 desta segunda-feira (23) nenhuma autoridade havia comparecido a localidade, apesar de muitas famílias não terem alimentos e nem para onde ir e a chuva voltou a cair com ventos, mas com menas intensidade.
Mensagem postada em um grupo de whatssApp:
"Desde já quero Agradecer a todos que estão nós ajudando, com material, comida, móveis e acima de tudo o Carinho o amor, o calor humano, orações desde o momento da tragédia ,estamos sendo confortados ? só Deus para abençoar a todos ?????????? Pelo carinho e os cuidados! Vamos Erguer a Cabeça povo de ESPIGÃO DO LESTE !".
Ver abaixo a galeria de imagens e vídeo com desespero de uma família na hora que sua casa estava caindo.
AguaBoaNews
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|