Setembro Amarelo: Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia realiza ações de prevenção ao suicídio
24/09/2019
Prefeitura de São Félix do Araguaia - MT, através da Secretaria de Saúde, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e parceiros, realizaram nesta segunda-feira (23), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, várias ações na Campanha contra o suicídio. O objetivo foi debater o assunto com alunos, profissionais de saúde, educação e assistência social do município com o intuito de conscientizá-los para uma atenção mais delicada a comportamentos ou ideações suicidas, informando riscos e sinais de alerta, visando à diminuição da mortalidade por suicídio.
Uma das palestras da campanha Setembro Amarelo foi ministrada pelo Psicólogo Luiz Antonio Vieira, onde alertou sobre o perigo da doença e destacou a realidade do suicídio, no Brasil e no mundo. Luiz Antonio destacou a importância de se debater a campanha junto ao público. “É um tabu que precisa ser discutido, pois o suicídio existe, e é um problema de saúde pública. Portanto é algo que precisa ser falado, porque é falando que a gente consegue prevenir”, salienta o profissional.
A Secretária municipal de saúde Rosane Farias ressaltou da importância da Campanha Setembro Amarelo, pois a depressão é a doença do século. “Setembro Amarelo é uma campanha que acontece em todo o país e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, promovendo eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. O evento também contou com rodas de conversa, atividades lúdicas voltadas às crianças e adolescentes do serviço”, frisa a secretária.
O “Setembro Amarelo” é o mês de prevenção do Suicídio que, segundo estatísticas, a cada 40 segundos um suicídio é cometido. Em torno de 32 brasileiros morrem vítimas de suicídio e desse total, 90% poderiam ser evitados. Uma das funções do CAPS é articular a rede municipal de saúde em torno da questão da saúde mental no sentido de qualificar e facilitar o acesso ao tratamento mais adequado, priorizando os casos de risco ou tentativa de suicídio.
A campanha Setembro Amarelo começou no Brasil em 2015, promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As atividades tiveram início em Brasília (DF) e já no ano seguinte, várias regiões aderiram ao movimento. A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo em 10 de setembro, Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.
O Evento contou com a participação da Prefeita Janailza Taveira Leite (SD), Vereador Antonio Miranda representando o legislativo, Secretários Municipais, diretor, alunos e professores da Escola Estadual Hilda Rocha, médicos enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|