Prefeitura promove curso sobre agricultura urbana orgânica
26/09/2019
![]() |
A Prefeitura de São Félix do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou entre os dias 17 e 19 de setembro na Escola Cooperin, um minicurso de agricultura urbana orgânica.
Para o Biólogo e facilitador Aldiney Pereira Milhomem a experiência foi muito positiva e poderá servir como um prelúdio para realização de outros cursos e a implantação de um programa de agricultura urbana em nosso município.
Para a aluna Maria Clara Medeiros, o curso foi muito importante, bem explicado pelo facilitador Aldiney, aprendeu as técnicas da agricultura urbana e disse está muito feliz por ter participado e recebido o certificado.
A aluna Maria Domicilia achou interessante o curso de agricultura urbana, porque aprendeu a cultivar alface, cebolinha e outras hortaliça em casa.
A agricultura urbana é aquela praticada dentro ou arredor da área urbana, é uma prática complementar as atividades agrícolas, desenvolvida no meio rural com um diferencial de está integrada ao meio urbano proporcionando contato com a natureza, onde as pessoas podem produzir o seu próprio alimento; criar espaços verdes nas cidades; destinos para resíduos orgânicos produzidos em casa; reduz o desperdício, além de alternativa econômica entre outros benefícios.
Agricultura Orgânica Urbana
Por se tratar de uma agricultura familiar a agricultura urbana pode ser produzida de forma orgânica, livre de insumos agrícolas e, inclusive, utilizando o lixo orgânico urbano e a água das chuvas para a irrigação.
Reaproveitamento de Lixo Orgânico
O centro urbano possui grandes quantidades de materiais que devem ser reaproveitados na agricultura orgânica urbana, diminuindo o lixo orgânico e reutilizando os nutrientes daquilo que para muitos era considerado descartável.
Uso de Pequenos Espaços
O uso de pequenos espaços para produção de alimentos, plantas ou até mesmo de ervas medicinais, faz com que o consumidor tenha acesso à alimentos mais frescos e com teor nutricional mais alto que dos alimentos produzidos em larga escala, que recebem agrotóxicos e demais produtos químicos usados para administrar produção de alimentos em massa.
A agricultura urbana orgânica tem se mostrado a melhor alternativa para o abastecimento de alimentos para as cidades, principalmente por diminuir a distância entre a produção do alimento e o consumidor final. Mas também por ser uma alternativa mais saudável em relação aos produtos da agricultura convencional.
Por: Dep. Comunicação
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|