Português Italian English Spanish

Dona Elvira um exemplo na força pela vida, uma guerreira, deixa um legado de garra, ensinamentos e saudades

Dona Elvira um exemplo na força pela vida, uma guerreira, deixa um legado de garra, ensinamentos e saudades


01/10/2019

Hoje, O Repórter do Araguaia não poderia deixar de homenagear e lamentar a grande perda que São Félix do Araguaia – MT teve no dia 18 de setembro. Dizem que os grandes homens e mulheres não morrem, pois seus ensinamentos são eternos, seu legado passado de geração em geração e sua saudade sentida mesmo com o passar dos tempos. E será assim com amigos e familiares de Dona Elvira Araújo, uma grande mulher, incomparável e inesquecível. Lutadora e guerreira, que agia com o pulso forte de uma gigante, e ao mesmo tempo com a doçura de pessoa..

Elvira Araújo nasceu em 29 de janeiro de 1939, chegou por estas terras em 1972 e, mudou-se para São Felix do Araguaia em 1982, aqui firmando residência. Desnecessário seria enumerar os mil motivos pelos quais ela merece essa homenagem, afinal de contas, todos nós sabemos o quanto ela revolucionou o mercado de vendas, quebrando barreiras e criando novos conceitos nos rincões brasileiros. Adentrou grandes sertões, visitou vilas, fazendas, garimpos, na busca de manter seu negócio de vendedora. Levou sua mercadoria onde o freguês se encontrava especialmente aqueles que tinham dificuldades de chegarem aos grandes centros.

Incansável defensora do que é justo e correto, possuía um coração maior do que ela mesma. Zelosa e verdadeira no seu jeito de tratar as pessoas percebia-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto ela era confiável e extremamente fiel aos seus princípios. Apaixonada pela vida, por seus amigos e por sua família, possuía a capacidade louvável de abrir mão de si pelo bem de outra pessoa. Trazia no rosto a marca inconfundível de um sorriso lindíssimo e iluminado, que contagiava as nossas almas e trazia paz aos nossos corações. Naturalmente conseguia encantar a todos com a sua personalidade, forte, única e sempre com uma sensatez admirável.

Guerreira, destemida e lutadora incansável, não se abateu diante das intempéries que marcou sua caminhada. A cada queda, soube se reerguer ainda mais forte do que antes. Durante alguns anos, lutou sem cessar contra a doença que a acometeu e a venceu várias vezes. Mesmo diante da dor, em hipótese alguma reclamou do peso da cruz. Sabia exatamente que era merecedora de tudo o que tinha. Elvira deixou suas andanças de trabalho, quando a idade e a saúde cobraram seu quinhão. Mas, mesmo assim, Ela ainda continuou trabalhando de forma amena, em casa. Até que por fim, ficou só por conta de cuidar de si e de sua saúde. Convivendo conosco por todo este tempo. Sempre foi uma mulher guerreira, trabalhadora incansável, uma desbravadora! São Félix do Araguaia perdeu uma grande mulher, mas o céu está em festa com a chegada de Euvira.

Como legado, Elvira deixa a certeza de que São Félix do Araguaia, jamais será a mesma sem Ela, mulher intensa e ilimitada, dedicou-se a amar ao próximo com a mesma intensidade. O quanto ela sofreu e lutou para vencer faz parte do resgate de um exemplo de vida singular a ser passado às próximas gerações e de um legado de valor inestimável aos seus descendentes. Uma porta para a história dos filhos e uma janela para o futuro dos netos.

Quando olharmos a Rua em que morava, seu espírito luminoso estará sempre sentada em uma cadeira de fio, às vezes tirando um cochilo ou dando um largo sorriso. Eu sei que Deus a acolhe nesta hora. Eu sei que ela não está só. Eu sei. Lamento pelos que ficam sem ela. Que Deus console a todos e receba sua filha amada em uma de suas moradas. Mas, para todos nós ficou um exemplo de mulher brasileira, valente diante das adversidades, sobretudo, da enfermidade que lhe acometia, superando-se a cada etapa nesta batalha da vida. Com todos esses atributos Deus não hesitou em chamá-la aos seus aposentos celestes.

Recentemente, mudou para Tangará da Serra, onde o acesso ao tratamento de saúde seria mais viável e tranquilo. Lutou muito e se cuidou bastante, mas, o momento chegou e Ela teve que atender o chamado do Senhor. Por aqui ficam seus 3 filhos, 6 netos, 5 bisnetos, noras e amigos com uma saudade doce que lhes esquecerá o coração, pois as lembranças de Elvira sempre nos trarão bons sentimentos.

Destacando que a Câmara de Vereadores aprovou uma Moção de Pesar pelo falecimento de Dona Elvira. A aprovação foi na sessão ordinária de terça-feira, 24 de setembro. Todos os vereadores presentes votaram por unanimidade a favor e usaram da palavra para enaltecer as qualidades de Dona Elvira e apresentar as condolências à família. Filho de Dona Elvira, Usmar (Fióte) e sua esposa Crisley Suzane Rodrigues Araújo se fizeram presentes na sessão que homenageou.

Elvira cumpriu sua missão enquanto estagiária deste plano terrestre e, serviu de exemplo para muitas pessoas. Vai-se uma guerreira ao encontro do Pai e ficam suas lições, aprendizados que jamais serão esquecidos. Fica aqui registrado então, a admiração e o orgulho que tive por ela! Que ela esteja com Deus, Jesus, Nossa Senhora e todos os anjos e santos agora!!!

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Belíssima homenagem a d.Elvira ,se faz juz a sua pessoa ..São Félix nunca mas terá o mesmo encanto ...saudade eterna !

Uma linda homenagem a minha avó dona Elvira Araújo Lindas palavras! Uma bela homenagem Sua neta Liane Souza Araújo Tangara da Serra Mato

Uma linda homenagem a minha avó dona Elvira Araújo Lindas palavras! Uma bela homenagem Sua neta Liane Souza Araújo Tangara da Serra Mato

Uma linda homenagem a minha avó dona Elvira Araújo Lindas palavras! Uma bela homenagem Sua neta Liane Souza Araújo Tangara da Serra Mato

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS