Vergonha: Prefeito Parassu é conduzido à delegacia de Policia de São Félix do Araguaia acusado de invadir, derrubar cerca e porteira de fazenda em Luciara
14/01/2025
Na última quarta-feira, dia 8 de janeiro, a Guarnição de Polícia Militar (GUPM) foi acionada para intervir em um conflito de terras envolvendo o prefeito Parassú de Souza Freitas, proprietário da fazenda Mata de Coco, e Filenon Soares Lima, gerente da fazenda Pingo D’Água. O conflito teve início quando Parassú alugou, sem consentimento, 150 hectares da fazenda Pingo D’Água para terceiros, que planejavam introduzir 300 novilhas na área.
Assim que tomou conhecimento da situação, Filenon abordou os responsáveis, alertando-os de que a área pertencia à fazenda Pingo D’Água, de propriedade de Nilson Miller, e não ao prefeito Parassú. Ele informou que, caso o gado fosse colocado na área, seriam tomadas medidas legais, incluindo a apreensão do gado e notificação ao Indea. O gado foi retirado, mas Filenon demonstrou preocupação com a possibilidade de novas invasões e relatou sentir-se ameaçado pelo prefeito, que estaria utilizando sua posição para pressioná-lo.
O Prefeito de Luciara relatou à Polícia Militar que Filenon foi avistado próximo à cerca limítrofe entre as duas fazendas, e suspeitava que ele estivesse com a intenção de causar danos à sua propriedade. Com base nessa denúncia, a polícia foi até o local para averiguar a situação. Ao chegar, constatou-se que a cerca estava intacta, tendo sido reparada recentemente após danos ocorridos não havia sinais de que Filenon tivesse provocado danos.
Filenon apresentou argumentos sólidos para justificar suas ações reiterou que a área em questão pertence à fazenda Pingo D’Água, de Nilson Miller, e que os limites da propriedade estão estabelecidos há anos. Informou possuir documentos que comprovam a posse da área, incluindo um documento assinado por Parassú, que reconhece os limites da propriedade. Negou qualquer intenção de danificar a cerca ou de invadir a propriedade de Parassú. E colocou à disposição para apresentar as provas documentais às autoridades policiais e judiciais, com o objetivo de assegurar seus direitos e evitar novos conflitos.
Com base nos fatos apresentados por ambas às partes, a ocorrência foi registrada e encaminhada aos comandantes imediatos da Polícia Militar. As equipes receberam orientação para formalizar o caso e conduzir as os dois envolvidos à Delegacia de Polícia de São Félix do Araguaia. A análise mais detalhada do caso permitirá a adoção de medidas cabíveis para resolver o conflito de forma justa.
Tolerância zero
As forças policiais, civil e militar, atuam em conjunto em todo Mato Grosso com rondas ostensivas, investigações, monitoramento e atividades de inteligência com o objetivo de prevenir e reprimir as invasões. A determinação do governador Mauro Mendes é de tolerância zero às ocupações ilegais de terras no Estado.
Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Olá! Eu sugiro que esta escrita no título da matéria, seja considerada. O Parassu é uma pessoal que não merece esse tipo de tratamento desrespeitoso. Sugiro que apenas a informação como foi colocada na matéria. Como vem sempre trazendo a informação, o jornal o Repórter deveria evitar este tipo de inscrita: 'Vergonha: Prefeito Parassu é conduzido à delegacia de Policia de São Félix do Araguaia acusado de invadir, derrubar cerca e porteira de fazenda em Luciara' e colocar somente a informação:Prefeito de Luciara é conduzido à delegacia de Policia de São Félix do Araguaia acusado de invadir, derrubar cerca e porteira de fazenda em Luciara.