Emoção e tristeza marcam o adeus ao morador Abdias Pimentel, filho do senhor Doca Pescador de São Félix do Araguaia
27/05/2023
Faleceu nesta na noite de quarta feira (24), às 22:44h, na cidade de Goiânia, o Guia Turístico, Abdias Pimentel Silva, filho de um dos maiores pescadores de São Félix do Araguaia – MT, Deocleciano Barbosa da Silva, conhecido como “Doca” esposo de Olinda Pereira Pimentel, a dona Olinda, moradores por mais de três décadas no bairro Alagado, família tradicional do município. Abdias, tinha 50 anos de idade, natural da cidade de Formoso do Araguaia - TO, faleceu em Goiânia na noite de quarta feira (24), às 22:44h, devido à uma Pancreatite.
A despedida foi marcada por homenagens e emoção, principalmente nos momentos finais, quando alguns familiares e amigos não conseguiram conter as lágrimas. Muitos amigos, fizeram questão de usarem as redes sociais para dar seu último adeus e se despedirem de Abdias e demonstrando o quanto era querido e amado. Era um apaixonado pelo rio Araguaia, gostava de pescar e do seu trabalho como Guia Turístico da cidade. “Nós lutamos para colocar em prática o que Jesus sempre nos ensinou, manter a esperança na ressureição. Nós cremos que nos encontraremos todos diante de Deus”.
Ao fim do velório, por volta das 17h de sexta-feira (26), em clima de muita comoção e tristeza o corpo do Abdias saiu da residência dos seus pais, em um cortejo, passando pelo deslumbrante e maravilhoso Rio Araguaia, para o cemitério municipal no bairro Vila Santo Antônio, onde familiares e amigos acompanharam a despedida, marcada com lágrimas que espelhavam a tristeza e a saudades de todos. Além de uma revoada de pássaros dando adeus com uma linda demonstração para quem dedicou sua vida a Natureza.
Aliado à tristeza e à emoção estava o sentimento de gratidão por parte de parentes, amigos e fieis que desfrutaram da convivência com Abdias Pimentel Silva e lamentaram a perda repentina. Abdias sempre foi reconhecido por sua simpatia, bondade, dedicação, comprometimento, competência, responsabilidade, ética e amor a família. Seu coração generoso e sua inabalável dedicação em servir o próximo com um sorriso tímido, mas sincero. Pois tudo na vida tem um começo, meio e fim… Pois assim é a vida de todos os homens, mas o que fica é o legado. Seu legado e sua força continuarão vivos inspirando nos seus pais, esposa, filhos, netos, irmãos e a todos que o amou.
A voz de Abdias ainda ecoa no Rio Araguaia, pois ele amava. Ele não se tornou Guia Turístico por acaso, mas sim por amor. Ele entra para história, pois escolheu lutar pelas questões mais essenciais da vida. Uma perda inestimável e difícil definir com palavras. Praticamente todos os dias, por volta das quatro da madrugada, Abdias sozinho pelo rio tinha um prazer de estar em contato com a natureza em sua forma bruta e aproveitar cada momento com alegria. A pescaria representou um amor que foi movido pela água. Aquela sensação de paz e calmaria em meio à natureza. Muitas amizades que ganhou na beira do rio e a simplicidade de ver o sol nascer no horizonte que, uma sensação ótima para o corpo e alma. Sua bravura, sempre era exposta do dia a dia do Guia Turístico e do pescador que era. Um homem simples, de poucas palavras, porém sábio em suas escolhas, criativo na lida com a pesca; e também destemido na hora de encarar o trabalho pesado. Conversava pouca, olho no rio, não se considerava um herói.
A pesca herdada pelo seu pai, em grandes momentos à beira do rio Araguaia, bem como o respeito por práticas lícitas de pesca (o princípio de nunca pescar além do que for suficiente para comer), além de outros ensinamentos, foi fundamental para a consciência que adquiriu ao longo de sua vida, e o fizeram se tornar um respeitoso Guia e Pescador. Sentia muito feliz quando acompanhavam os constantes turistas que procuravam para guiar por entre as matas e curvas do Rio Araguaia. Saía nas madrugadas, sem horas para retornar, por várias vezes arriscou as águas agitadas do rio Araguaia.
Era uma grande guia e pescador, que prestou um trabalho de excelência durante tudo que dedicou na sua trajetória. “Foi uma surpresa, sabíamos que ele não estava bem, estava em tratamento. Abdias era um grande amigo e vizinho, sempre foi uma excelente pessoa. Estamos realmente muito tristes com o que aconteceu, com essa surpresa terrível. Uma família por nós sempre, respeitada e admirada. Lamentamos muito a morte do amigo Abdias. Nossos pensamentos estão com todos vocês... Contem conosco sempre! Tenham muita força! Acreditamos que ele cumpriu sua missão, que Deus sentiu saudades dele e o chamou”.
Com a partida do Abdias, ficam o exemplo e as conquistas para as novas gerações. Ele sabia trabalhar com as convergências em condições firmes. Um grande Guia Turístico, Pescador e um grande homem. Abdias deixa a esposa Marilene Crisóstomo Aguiar, dois filhos, sete irmãos e uma neta.
A família de “O Repórter do Araguaia”, registra aqui em nome dos amigos, nossos sentimentos aos familiares, que se despediram deste grande homem. Descanse em paz!".
Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
.Meu amigo vai ser sempre lembrado, Meus sentimentos toda família e amigos ??